terça-feira, 15 de julho de 2008

Experimento

MICROSCOPIA:Célula Animal e Vegetal
1. Microscópio e Práticas a fresco
INTRODUÇÃO
MATERIAL
Não se sabe exatamente quem foi o inventor do microscópio. Muitos atribuem sua invenção a Zacharias e a Hans Janssen, porém foi Leeuwenhoek quem realmente aperfeiçoou o instrumento e o utilizou na observação de seres vivos. Polêmicas à parte, é certo que, graças aos microscópios, foi possível uma análise mais apurada das células animais e vegetais e consequentemente dos processos que ocorrem no interior das mesmas. Neste experimento vamos poder conhecer um pouco a respeito dessas células.
microscópiogiletepapel absorventelâminalamínulaconta-gotascorante: azul de metilenopalitos (tipo sorvete)recipientes plásticos para água (potes)recipientes plásticos para os cortes (tampas)pinceláguaplantas: Elodea sp, cebolapano
PROCEDIMENTO
Conhecimento as partes de um MICROSCÓPIOVocê deverá comparar o microscópio que tem em mãos com o desenho ao lado e responder a pergunta.
PERGUNTAO microscópio que você está usando contém algumas partes iguais ao microscópio do desenho. Quais são estas partes?
PRÁTICAS A FRESCO1.Observação de células de Elodea spRetirar uma folhinha de Elódea sp (planta ornamental de aquário) e colocá-la sobre uma lâmina;com o conta-gotas, colocar 2 gotinhas de água sobre a folhinha de Elodea sp;cobrir com uma lamínula, levar ao microscópio e observar;desenhar o observado.2. Observação de células de CebolaRetirar a "pelinha" da cebola (camada de células ) com a gilete e colocar na placa de Petri contendo água;com um pincel, transferir a película da cebola para a lâmina;colocar uma gotinha do azul de metileno, cobrir com uma lamínula e levar ao microscópio para observação;desenhar ao lado o observado.3. Observação de células da mucosa bucal humanaRaspar a bochecha com o palito e retirar algumas células da mucosa bucal;transferir o material para a lâmina;com o conta-gotas pingar uma gotinha de azul de metileno e cobrir com uma lamínula;levar ao microscópio e observar;desenhar o observado.
Volta para roteiros da experimentoteca

Nenhum comentário: